Page 667 - Uberaba-200 anos no coracao do Brasil
P. 667
A primeira década do século XXI indica um fortalecimento das instituições ligadas ao setor cultural. O
Centro de Cultura José Maria Barra, do Serviço Social da Indústria (Sesi), inaugurado em 19 de outubro de
2006, veio incrementar todas as áreas culturais, proporcionando um espaço de altíssima qualidade, atenden-
do a apelo de toda a comunidade. Além disso, a cidade ganhou dois teatros públicos: Teatro Experimental
de Uberaba Augusto César Vanucci (2003) e o Cine-Teatro Municipal Vera Cruz (2007). Ambos foram restau-
rados e reequipados pela Prefeitura Municipal de Uberaba. A praça da Concha Acústica foi revitalizada pela
Fundação Cultural em 2013 e mantém apresentações regulares, sobretudo de grupos de rock.
Acervo: rockuberaba.com.br/Acesso em 20/12/2019
Os Mugstones com saiotes escoceses. 1967
A MÚSICA ERUDITA EM UBERABA
Os primeiros professores de música erudita em Uberaba foram: Illydio Salathiel dos Santos, que veio de
Tamanduá (Comarca de Itapecerica), hoje Divinópolis. Chegou a Uberaba em 1881, com 35 anos e, entre suas
múltiplas atividades, atuou como professor de violino, piano e bandolim. Dentre seus inúmeros alunos consta
o nome de Hildebrando Pontes; Charles Parthon (francês), que chegou a Uberaba com sua família no final do
século XIX e aqui permaneceu até 1905, quando transferiu-se para São Paulo; Joaquina Gomes Henking (irmã
de Carlos Gomes) transferiu-se para Uberaba com seus dois filhos no ano de 1903 e aqui permaneceu até
meados de 1907, quando fixou residência em Ribeirão Preto; Renato Frateschi, imigrante italiano que, embora
tenha chegado a Uberaba em 1902, só começou a dar aulas de música em 1905. Até quase o fim de sua vida,
em 1964, Renato sempre dedicou grande parte de seu tempo ao magistério particular ou em estabelecimen-
tos oficiais, como: Grupo Escolar de Uberaba, posteriormente Grupo Escolar Brasil, Escola Normal Oficial
de Uberaba, Ateneu Uberabense, Conservatório Musical “Santa Cecília” e Conservatório Musical de Uberaba.
Infelizmente Renato Frateschi não estava mais vivo quando, em 1967, o Conservatório foi encampado pelo
Estado sob a denominação de Conservatório Estadual de Música “Renato Frateschi”, numa derradeira home-
nagem prestada a ele por seu filho, Alberto Frateschi.
Charles Parthon e Joaquina Gomes foram responsáveis pela iniciação ao estudo do piano de algumas
das mais talentosas alunas que a História da Música em Uberaba registrou. São elas: as irmãs Meirelles, Fi-
lhinha, Poupée e Maria Francisca Meirelles (conhecida como Rolinha Meirelles) e Nair Medeiros. Além delas,
outra brilhante pianista, que construiu uma fulgurante carreira em nível nacional e internacional, foi Dinorah
665