Page 223 - Uberaba-200 anos no coracao do Brasil
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SANEAMENTO BÁSICO E DISTRIBUIÇÃO
DE ÁGUA
João Eurípedes de Araújo
Luiz Henrique Caetano Cellurale
Marta Zednik de Casanova
Uberaba surgiu em meio a terras férteis e um grande volume de água. Esses fatores contribuíram para
a formação do primitivo arraial no início do século XIX. Os primeiros habitantes procuravam áreas com boa
disponibilidade de água, perto de rios ou fontes favoráveis aos seus interesses imediatos. O viajante Visconde
de Taunay, que passou pelo arraial ainda em formação, afirmou que a água “brota em toda a parte em reben-
tões (TAUNAY, 1928, p. 62)”. A cidade foi construída serpenteando fontes e mananciais.
Em 1809, major Antônio Eustáquio de Oliveira foi nomeado pelo governo da Capitania de Goiás, regen-
te do Sertão da Farinha Podre. Com isso, ficou responsável pela organização da ocupação e povoamento da
região onde se localiza atualmente a cidade de Uberaba. Ele mesmo edificou sua moradia, a Chácara Boa Vis-
ta, em 1812, às margens do rio Uberaba, local onde se situa atualmente a Empresa de Produtos Agropecuários
de Minas Gerais (Epamig). Depois dele, muitos outros moradores edificaram suas moradias nas proximidades
do mesmo rio.
COMO OCORREU A URBANIZAÇÃO DA CIDADE? OS CÓRREGOS
DERAM LUGAR A RUAS E AVENIDAS?
Assim como aconteceu na maioria da cidades de colonização portuguesa, o alinhamento das ruas da
cidade, no século XIX, acompanhava o curso das águas dos córregos, rios, nascentes e riachos.
Como podemos observar no mapa
desenhado por Borges Sampaio em 1855,
as principais ruas mantiveram um traçado
paralelo ao movimento das águas.
No século XIX ainda não havia sido Acervo: Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
abertas as avenidas Leopoldino de Olivei-
ra (onde se situava o córrego das Lages),
Dr. Guilherme Ferreira (córrego do Barro
Preto) e Dr. Fidélis Reis (córrego dos In-
gleses).
A rua do Commercio, atual Artur
Machado, era a principal via da cidade,
onde se estabeleceram comerciantes,
banqueiros e os primeiros habitantes. Era
o trânsito entre os principais pontos, na-
quela época: a Igreja Matriz, hoje Catedral,
até a chácara do Padre Zeferino, hoje rua
Padre Zeferino. Sobre o córrego das La- Números dentro dos quadrados:
ges, hoje avenida Leopoldino de Oliveira, (1) Córrego das Lages; (2) Córrego das Bicas; (3) Rego dos Bois;
foi construída uma ponte que permitia o (4) Rego dos Lemes; (5) Rego do Marinho; (6) Rego do Comércio;
(7) Córrego Santa Rita; (8) Rego do Capão; (9) Córrego do Barro Preto.
acesso da população de um lado a outro Números dentro dos círculos:
(1) Colina dos Estados Unidos; (2) Colina da Boa Vista; (3) Colina da
da cidade, na rua do Commercio. Misericórdia; (4) Colina do Barro Preto; (5) Colina da Matriz; 6) Colina Cuiabá
(TOTTI. p 13)
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