Page 128 - Uberaba-200 anos no coracao do Brasil
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Para tentar conter esses inúmeros ataques dos Kayapó do sul em Goiás, em 1748 a Coroa portuguesa
assinou um ajuste com o sertanista Antônio Pires de Campos, que anos antes havia subjugado aldeias de in-
dígenas Bororo e Paresí nos arredores de Cuiabá. O atual Triângulo Mineiro era uma região estratégica, dada
a sua localização geográfica, no meio da área de ocupação Kayapó do sul, o que facilitava a atuação das
bandeiras punitivas e a destruição das aldeias e a captura dos sobreviventes que eram inseridos como escra-
vos na sociedade Colonial.
O primeiro aldeamento estabelecido pelos
Bororo e Paresí e por Pires de Campos entre os rios
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Grande e Paranaíba foi Rio das Pedras , em um lo- José Severino Soares
cal escolhido pelos próprios indígenas. Dois anos
depois, em 1750, foi edificado Santa Ana do Rio das
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Velhas pelo padre jesuíta José de Castilho, que de-
veria abrigar os Araxá, que foram desmantelados pe-
los Kayapó do sul. Para o aldeamento que já estava
em fase adiantada de construção, foi deslocada parte
dos Bororo e Paresí de Rio das Pedras, além de seis
casais de indígenas de aldeamentos de São Paulo,
possivelmente de origem tupi-guarani (MORI, 2015). Imagem 2. Bororós em Rio Verde de Goyaz,1894.
Além desses grupos, foram reunidos durante quase Disponível em: http://www.etnolinguistica.org/imagem:3 –
Acessado em 15/03/2019 às 9:35 horas.
três décadas pequenos ou grandes contingentes de
indígenas Kurumarê, Karajá, Tapirapé e Javaé - da Ilha do Bananal e suas adjacências -, e também dos Xakria-
bá, em 1775, que habitavam a parte norte da capitania goiana, no atual Tocantins (MORI, 2015). A função
primordial de todos esses grupos trasladados para o Sertão da Farinha Podre era a guerra aos Kayapó do sul.
A partir do fim do século XVIII, de forma paulatina, a produção do ouro em Goiás entrou em decadência
e a agropecuária, atividade até então secundária, passou a ter mais importância. No atual Triângulo Mineiro,
então região sul da capitania goiana, o início da concessão das sesmarias se deu em fins do período Sete-
centista. A população indígena daqueles dois aldeamentos principais - Rio das Pedras e Santa Ana do Rio das
Velhas -, com o passar dos anos foi se estabelecendo ao longo do Caminho dos Goiases, criando outros al-
deamentos (núcleos que contavam com capelas): São Domingos, Estiva, Piçarrão e Lanhoso; e também sítios
indígenas (menores e sem a presença do templo religioso) (LOURENÇO, 2005): Boa Vista, Rocinha, Baixa 6
e Uberaba Falsa . As causas dessa dispersão podem estar ligadas a cisões advindas da reunião de diferentes
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grupos nos aldeamentos e sítios indígenas, à busca de novas áreas para a agricultura ou mesmo pelas doen-
ças que grassavam na região.
A população aldeada no antigo Sertão da Farinha Podre foi constituída a partir da união entre indígenas
de diversas partes da América portuguesa, que foram trasladados para a região, além de negros, mestiços e,
em menor parte, “brancos”, em um processo de etnogênese (MORI, 2015). Em 1819, o naturalista Auguste de
Saint-Hilaire (1975, p. 129) descreveu o fenótipo dos aldeados como uma fusão de traços fisionômicos tanto
de indígenas quanto de negros, mas era “como índios que eram tratados em toda a região.” E eram mesmo
indígenas! Um dos elementos que demonstrava a sua identidade era a língua geral, uma língua cuja base é o
tupi-guarani, falada entre eles, já que usavam o português no trato com os não-indígenas (ESCHWEGE, 1996;
SAINT-HILAIRE, 1975).
No início do século XIX ocorreu a intensificação da ocupação das terras do Sertão da Farinha Podre
pelos geralistas oriundos principalmente do sul e da região mineradora decadente de Minas Gerais. Essa
4 Em território da atual cidade de Cascalho Rico – MG.
5 Em território da atual cidade de Indianópolis – MG.
6 Atualmente um bairro rural da cidade de Uberaba – MG.
7 Estava localizado próximo ao Rio Uberaba.
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