Page 356 - Uberaba-200 anos no coracao do Brasil
P. 356

Os carros de bois responderam prontamente às exigências da conjuntura econômica e iniciaram via-
            gens de longo curso. Eram presenças constantes nas estradas salineiras, enfrentando dificuldades nas traves-
            sias dos grandes rios Paranaíba e Grande, bem como nos dias chuvosos. Os carreiros intensificando e diver-
            sificando suas atividades não excluíram os tropeiros das estradas. Dividiam entre si, os transportes regionais:
            aos tropeiros se reservavam os fretes nobres e aos carreiros, as viagens de porta (abastecimento alimentar
            aos centros urbanos provinciais, a partir dos produtos agrícolas próximos daqueles centros). (MARQUEZ, p.34)

                  Na cidade, era comum o transporte em carrocinhas puxadas por bodes conhecida como trolis, para a
            entrega de mercadorias como leite e pão, além de malas postais que eram levadas do correio até a estação
            da Mogiana (TOTI p.68). No ano 1928 havia cento e 6 caminhões trezentos, 50 carroças, 30 charretes e ape-
            nas um carro de boi cadastrados na Câmara Municipal.



                                                                                                                      Autor não identificado / Superintendência do Arquivo Público de Uberaba










































                                                Condutor de gêneros em Uberaba. Ano 1894.


                  O jornal da Manhã de 19 de janeiro de 1978
            publicou uma matéria sobre a antiga Caieira São
            José. Consta, no artigo, relato feito pelo Sr. José
            Toubes Barca, imigrante espanhol: “na década de                                                           Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
            1920, era constante o movimento dos carroções.
            Um carroção era conduzido por uma junta de 12
            a 14 bois, puxando cerca de 8.000 quilos de cal.
            A cal era conduzida até a Estação de Peirópolis e
            seguia, então, de trem, para as cidades do Estado
            de São Paulo”.
                                                                 Velho carro de boi no interior de uma antiga caieira, em Peirópolis.
                                                                                    Década de 1990




            354
   351   352   353   354   355   356   357   358   359   360   361