Page 493 - Uberaba-200 anos no coracao do Brasil
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VISÃO DE UBERABA EM SEU CONTEXTO

                                      HISTÓRICO E URBANO


                                                                                             Daniel Felipe Rodrigues Pereira



                     Uberaba é composta por milhares de elementos, fazendo de si um conjunto de múltiplas escolhas, nas
               quais acaba transformando-se, muitas vezes, em uma série de vantagens em considerar a união de pessoas
               que a formam. Criam-se então, maiores possibilidades em relação ao espaço construído tanto aberto quanto
               de circulação, permanência e memória.

                     Afastar o trivialismo para melhor compreender o desenvolvimento e evolução da cidade é fundamental.

                     A cidade muda e o olhar sobre ela também sofre com as mudanças. Assim, temos que ser suscetíveis
               a mudança tecnológica e adaptar nosso espaço urbano conforme a necessidade de tempo/espaço x tecno-
               logia/infraestrutura.

                     “De que forma um pedaço de terra, na Terra, pode se tornar tão prestigiado em se transformar num
               organismo vivo e mutável, criado por seres que habitam a superfície do Planeta?”
                     Não há como contextualizar a evolução urbana de Uberaba sem citar suas igrejas históricas, a religio-
               sidade, o apogeu do zebu, a imigração e o tempo contemporâneo. Além disso, existem alguns pontos que
               devem participar da visão para o entendimento da evolução da cidade: os caminhos criados, os limites que
               passam a fazer parte da concepção urbana, os bairros que vão surgindo, alguns pontos nodais que se formam
               na mobilidade urbana e os marcos que surgem no decorrer do tempo.
                     A cidade por si só monta e remonta várias imagens, que podem ser apreciadas. Suas construções têm
               o papel importante de modificar um ambiente. As intervenções feitas, como: paisagismos, construção de
               novos edifícios de diferentes escalas junto do ambiente natural (montanhas ou colinas, vales, rios ou lagos),
               tudo isso forma essa imagem que ao mesmo tempo são várias, tendo em vista a possível mudança quanto
               à angulação, perspectivas e distâncias do observador. “O design de uma cidade é, assim, uma arte temporal,
               mas raramente pode se usar as sequências controladas e limitadas de outras artes como, por exemplo, a
               música.” (LYNCH,1960, pg.11)


                                                                                                                         Superintendência do Arquivo Público de Uberaba



























                 Vista aérea da cidade, no centenário de Uberaba, em 1956. Observa-se ao fundo, à direita, a Colina Cuiabá (Mercês); à esquerda, Colina
                                      Misericórdia (Abadia); no centr, Colina da Matriz; abaixo, Colina Estados Unidos.


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