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Binidita , que preparava as refeições                coisa errada, por que não me diz? Se
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                   aos seminaristas. Além de seus afaze-                fiz certo, por que me bate?”.
                   res diários, criava galinhas em seu ter-

                   reiro. Em certa ocasião, ela chamou              Essa situação provocou uma revol-
                   o reitor do Seminário para acusar o           ta entre os estudantes que protestaram

                   japonês de ter acertado um estilete           contra o abuso de poder. Como conse-
                   numa de suas galinhas e, hipervalori-         quência, seis alunos foram expulsos do
                   zando o fato, o denunciou por espio-          seminário, entre eles, Thomaz. Contu-

                   nagem . O reitor do Seminário cha-            do, enquanto preparavam suas malas,
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                   mou a polícia, que se apresentou com          foi surpreendido pela visita do bispo
                   todo o seu aparato e na frente dos alu-       de Uberaba, Dom Frei Luiz Maria de

                   nos o algemaram com violência, ten-           Santana, que suspendeu a expulsão,
                   do sido conduzido à prisão. No corre-         desautorizando  o reitor. Numa reu-
                   dor de saída, um dos soldados, numa           nião com os estudantes, explicara na

                   demonstração de autoridade, desferiu          ocasião que o fato deveria ser superado
                   um tapa no rosto do preso, proferin-          e os mesmos teriam nova chance. Para

                   do a seguinte afirmação: “espião safa-        ele, o episódio representou um apren-
                   do!” Diante disso, sob os olhares dos         dizado em relação à diferença entre po-
                   amigos seminaristas, causou espanto           der e autoridade, pois, “o poder opri-

                   e consternação, conforme  observou            me, inclusive o religioso. A autoridade
                   Thomaz naquela ocasião:                       procura compreender, ensinar, corrigir

                                                                 com respeito e amor pelo outro. Aque-
                          O japonês foi preso e algemado. Nós,   le fato revelou uma das faces negativas
                          os  alunos,  boquiabertos,  olhávamos   daqueles que detêm o poder”.

                          tanta violência e injustiça. Lembro-      Em  1940, durante  a  2º  Guerra
                          me, ainda hoje, o coitado daquele      Mundial, ele prestou o Serviço Mili-

                          japonês,  voltando  o  rosto  ao  seu   tar (Tiro de Guerra 138). A prepara-
                          agressor e dizendo: “se fiz alguma     ção dos jovens a partir dos 18 anos era
                                                                 muito severa, um sacrifício.  Tinham
                   2    Não se trata de erro de grafia, pois teria sido   que levantar às 4 da manhã para a gi-
                   registrada dessa maneira.
                                                                 nástica. Realizavam marchas forçadas,
                   3      Esta  situação  não  teria  maiores
                   consequências  se  o  perí�odo  em  questão  não   rastejamento em chão acidentado,
                   estivesse dentro do ambiente da 2º Guerra
                                                                 acampamento, abrir trincheiras, mon-
                   Mundial,  no  qual  se  destacavam  o  eixo  Roma,
                   Berlim,  Tóquio  e  a  perseguição,  no  Brasil,  aos   tar e desmontar armas e exercícios de
                   estrangeiros conhecidos como 5ª Colunas.

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