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Retorno ao Brasil e vida



                    marcada pelas mudanças do


                                  concílio Vaticano II









                               s experiências no solo ame-       zação era caracterizada pela sacramen-

                               ricano contribuíram  para         talização e pela religiosidade popular
                       Aaprimorar a sua prática re-              e nada mudara em relação à discipli-
                   ligiosa e acrescentaram conhecimentos         na da Igreja. As Missas eram celebra-

                   da língua e da realidade daquele povo,        das em latim e o padre permanecia de
                   que aos poucos passou a fazer parte           costas para o povo . A comunhão era
                                                                                     1
                   de sua memória na construção de sua           recebida de joelhos. Em geral, a assem-

                   prática cotidiana.                            bleia rezava o terço, pois não entendia
                       Assim que voltou dos Estados Uni-         o que se passava no altar. Não havia

                   dos, Padre Prata foi nomeado Capelão          nenhum tipo de participação litúrgica
                   do Colégio Diocesano de Uberaba, pro-         e o povo ouvia tudo aquilo sem enten-
                   fessor da Faculdade de Filosofia Santo        der nada, em silêncio e respeito. Os

                   Tomás de Aquino (FISTA) e professor           batizados, crismas e casamentos eram
                   no Seminário Menor São José. A par-           feitos em latim. A devoção mais im-

                   tir de 1969 trabalhou como Assistente         portante, além do terço, estava rela-
                   Religioso do Cursilho de Cristandade,         cionada às primeiras sextas-feiras, que
                   acompanhado de frei Daniel, domini-           era do Escapulário de Nossa Senhora

                   cano, e padre Eddie Bernardes. Atuou          do Carmo. Em todas as paróquias ha-
                   ainda como assistente do CLC, Curso           via uma série de associações religiosas,
                   de Liderança Cristã, durante muitos

                   anos. Tratava-se de um movimento re-          1     De  acordo  com  o  pensamento  católico,
                                                                 a posição ritual do sacerdote durante a missa
                   ligioso de maior penetração na classe         deveria  ser  de  costas  para  os  fiéis,  e  de  frente
                   operária com núcleos de reflexão sobre        para  o  altar  onde  está  localizado  o  Santí�ssimo,
                                                                 que representa a materialização de Jesus Cristo.
                   os problemas de natureza cristã entre         Depois do Concí�lio Vaticano II, esse pensamento
                   os trabalhadores.                             se  manteve.  Contudo,  definiu-se  que  as  Igrejas
                                                                 deveriam transferir o Santí�ssimo para uma capela
                       Na época da ordenação presbiteral         lateral,  de  forma  que  o  Padre  pudesse  ficar  de
                   do Padre Prata, em 1946, a Evangeli-          frente para os fiéis, sem, contudo ficar de costas
                                                                 para Cristo.

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