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FESTIVAL DO CHAPADÃO DA MÚSICA

                                        POPULAR BRASILEIRA


                                                                                              Maria Rita Trindade Hoyler



                     Na década de 60, mais precisamente em 1964, o Brasil sofreu um golpe civil-militar, cujo governo,
               por meio de seu autoritarismo e repressão, controlou vários aspectos da vida social brasileira, principalmen-
               te na área cultural. Mesmo havendo grande repressão dos agentes do Departamento de Ordem Política e
               Social (Dops), atingindo todas as áreas ligadas à cultura (literatura, música, teatro e cinema), surgiram várias
               formas de protestos contra o regime militar. É sabido que o governo torturou e exilou muitos artistas por ele
               considerados subversivos.

                     E surgiram canções de conteúdo político e social, “apelidadas” de várias formas, como, por exemplo:
               músicas de protesto ou músicas politicamente engajadas. A grande característica da Música Popular Brasileira
               (MPB) foi o seu compromisso com a realidade, por conter mensagem crítica associada aos acontecimentos
               da época.

                     Em abril de 1965, ocorreu o primeiro festival da Música Popular Brasileira pela TV Excelsior, quando
               sagrou-se campeã a música “Arrastão”, composição de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis
               Regina. A partir de então, acompanhando os movimentos culturais daquele período, Uberaba não ficou para
               trás e em 1966 aconteceu o I Festival de Música Popular da cidade. Seu idealizador foi o talentoso jornalista
               Jorge Henrique Prata Soares (Pratinha) e a coordenação ficou a cargo do não menos talentoso Hélio Bessa
               de Siqueira. Esse evento, que contou com a parceria do Jornal Correio Católico, aconteceu no Clube Sírio
               Libanês. Os Poligonais foram os grandes vencedores desse festival.

                     Passados dois anos, Pratinha, juntamente com seu amigo e também grande profissional do jornalismo,
               Ataliba Guaritá Neto (Netinho), deram início, em Uberaba, a uma série de edições do movimento musical por
               eles denominado FESTIVAL DO CHAPADÃO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
                     Segue um breve resumo de cada uma das edições do Festival do Chapadão:



               I FESTIVAL DO CHAPADÃO/MPB - ANO 1968
                     Em sua primeira edição, ocorrida em 1968, as eliminatórias
               aconteceram em 24 de abril, no Teatro Experimental de Uberaba
               (TEU); e na noite seguinte ocorreu a classificação final do Festival
               no Cine Metrópole.                                                                                        Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
                     No I Festival do Chapadão não houve premiação em dinhei-
               ro. Os três primeiros colocados foram agraciados com o Troféu
               Joubert de Carvalho, homenagem ao ilustre compositor, filho de
               Uberaba, que entre tantas outras escreveu as consagradas músicas
               “Maringá”, “Taí”, “De papo pro ar”, “A carícia de um beijo”, “O Prínci-
               pe”, grandes sucessos no Brasil inteiro.
                     A música vencedora do I Festival do Chapadão – MPB foi “Sar-
               rafo”, de Pedro Ernesto Nassif de Oliveira (Nenete), de Conceição
               das Alagoas, estudante de Engenharia em Uberaba. O intérprete foi
               Adilson, acompanhado por seu grupo vocal Lic-Lac e pelo grupo
               Canto e Cor. “Sarrafo” falava sobre a morte de um estudante. (Esse   Joubert de Carvalho, compositor uberabense
                                                                                      de grande sucesso no Brasil, patrono do
               estudante foi Edson Luis, morto no calabouço, no Rio de Janeiro.)             Festival do Chapadão


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