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FESTIVAL DO CHAPADÃO DA MÚSICA
POPULAR BRASILEIRA
Maria Rita Trindade Hoyler
Na década de 60, mais precisamente em 1964, o Brasil sofreu um golpe civil-militar, cujo governo,
por meio de seu autoritarismo e repressão, controlou vários aspectos da vida social brasileira, principalmen-
te na área cultural. Mesmo havendo grande repressão dos agentes do Departamento de Ordem Política e
Social (Dops), atingindo todas as áreas ligadas à cultura (literatura, música, teatro e cinema), surgiram várias
formas de protestos contra o regime militar. É sabido que o governo torturou e exilou muitos artistas por ele
considerados subversivos.
E surgiram canções de conteúdo político e social, “apelidadas” de várias formas, como, por exemplo:
músicas de protesto ou músicas politicamente engajadas. A grande característica da Música Popular Brasileira
(MPB) foi o seu compromisso com a realidade, por conter mensagem crítica associada aos acontecimentos
da época.
Em abril de 1965, ocorreu o primeiro festival da Música Popular Brasileira pela TV Excelsior, quando
sagrou-se campeã a música “Arrastão”, composição de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis
Regina. A partir de então, acompanhando os movimentos culturais daquele período, Uberaba não ficou para
trás e em 1966 aconteceu o I Festival de Música Popular da cidade. Seu idealizador foi o talentoso jornalista
Jorge Henrique Prata Soares (Pratinha) e a coordenação ficou a cargo do não menos talentoso Hélio Bessa
de Siqueira. Esse evento, que contou com a parceria do Jornal Correio Católico, aconteceu no Clube Sírio
Libanês. Os Poligonais foram os grandes vencedores desse festival.
Passados dois anos, Pratinha, juntamente com seu amigo e também grande profissional do jornalismo,
Ataliba Guaritá Neto (Netinho), deram início, em Uberaba, a uma série de edições do movimento musical por
eles denominado FESTIVAL DO CHAPADÃO DE MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.
Segue um breve resumo de cada uma das edições do Festival do Chapadão:
I FESTIVAL DO CHAPADÃO/MPB - ANO 1968
Em sua primeira edição, ocorrida em 1968, as eliminatórias
aconteceram em 24 de abril, no Teatro Experimental de Uberaba
(TEU); e na noite seguinte ocorreu a classificação final do Festival
no Cine Metrópole. Superintendência do Arquivo Público de Uberaba
No I Festival do Chapadão não houve premiação em dinhei-
ro. Os três primeiros colocados foram agraciados com o Troféu
Joubert de Carvalho, homenagem ao ilustre compositor, filho de
Uberaba, que entre tantas outras escreveu as consagradas músicas
“Maringá”, “Taí”, “De papo pro ar”, “A carícia de um beijo”, “O Prínci-
pe”, grandes sucessos no Brasil inteiro.
A música vencedora do I Festival do Chapadão – MPB foi “Sar-
rafo”, de Pedro Ernesto Nassif de Oliveira (Nenete), de Conceição
das Alagoas, estudante de Engenharia em Uberaba. O intérprete foi
Adilson, acompanhado por seu grupo vocal Lic-Lac e pelo grupo
Canto e Cor. “Sarrafo” falava sobre a morte de um estudante. (Esse Joubert de Carvalho, compositor uberabense
de grande sucesso no Brasil, patrono do
estudante foi Edson Luis, morto no calabouço, no Rio de Janeiro.) Festival do Chapadão
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