Page 168 - Uberaba-200 anos no coracao do Brasil
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No início do século XX, Borges Sampaio identificou ruas que receberam novas denominações: Tristão
            de Castro, Pedro Gonçalves, Capitão Domingos, Joaquim dos Anjos, Major Barcelos, Padre Zeferino, Frei Eu-
            gênio, João Alferes, Travessa Joaquim Inácio, Alegre, Boa Vista, Barro Preto, rua do Bispo, rua Brasileira, rua
            do Cruzeiro, rua do Carmo, rua do Comércio, rua Capitão Rosa, Constituição, rua do Cemitério, rua Farinha
            Podre, rua Gutemberg, rua da Imperatriz, rua do Imperador, rua da Ladeira, rua Leste, rua Municipal, rua das
            Mercês, rua Major Eustáquio, rua do Mercado, rua do Matadouro, rua da Princesa, rua do Presidente, rua Pon-
            te Alta, rua do Rosário, rua Santo Antonio, rua São Sebastião, rua São Joaquim, rua São Miguel, rua Santa Rita,
            rua São Francisco, rua do Sacramento, rua de São José, rua Tiradentes e rua Vigário Silva.



            PRAÇA RUI BARBOSA

                  A Praça Rui Barbosa teve origem no antigo Largo da Matriz, núcleo inicial do Arraial de Santo Antônio
            e São Sebastião de Uberaba. Ocupava, no século passado, toda a área que vai da atual Praça Rui Barbosa ao
            antigo Cemitério de São Miguel (atual Praça Frei Eugênio).
                  Neste Largo se estabeleceu a maioria dos primitivos habitantes, próximos à casa do Major Eustáquio,
            situado onde hoje se encontra o Chaves Palace Hotel.



                                                                                                                      Superintendência do Arquivo Publico de Uberaba









































                                              Aspectos da praça da Matriz no final do século XIX
             Fonte: Álbum de Uberaba, p.68.

                  No começo do século XX a Praça da Matriz apresentava um exuberante ajardinamento. Uma grade per-
            corria toda a extensão da praça, impedindo a penetração de animais, como cavalos e bois, principais meios
            de transporte no período.
                  Interessante observar que a cidade dobrou de tamanho em 20 anos. No ano de 1880, a cidade contava
            com 45 ruas 9 praças, três travessas e dois becos. Localizada na região central. Em 1900, a cidade passou a ter



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