Page 69 - GUIA DO ACERVO DA SUPERINTENDÊNCIA DO ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA - 2018
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GESTÃO DE DOCUMENTOS E INFORMAÇÕES MUNICIPAIS (GSDIM)
 Alunos em visita ao APU.
                            Resultado de uma parceria entre a Secretaria de Administração e o Arquivo
                 Público  de  Uberaba,  a  Gestão  Sistêmica  de  Documentos  e  Informações  Municipais
                 (GSDIM)  foi  implantada  em  Uberaba  a  partir  da  Lei  Municipal  10082/2006  e
                 regulamentada pelo Decreto 2349/2006. A referida Lei definiu gestão de documentos
                 como  um  conjunto  de  ações  articulado  de  planejamento  e  gerenciamento  por  uma
                 tecnologia de informação que contempla o ciclo integral de documentos e informações,
                 o contexto da produção, avaliação, tramitação, organização, acesso e destinação final
                 de documentos arquivísticos municipais. Com propósitos inovadores, essa gestão vem
                 realizando um trabalho importante na racionalização  da produção, na avaliação e na
                 correta  destinação  de  documentos  públicos,  reconhecendo  o  seu  valor  probatório  e
                 informativo, buscando garantir ao cidadão e à administração pública um fácil acesso à
                 informação de seu interesse.
                            Aproximadamente  um  ano  após  a  implantação  da  política  de  Gestão  de
                 documentos  e  a  realização  das  atividades  de  levantamento  e  valoração  da  massa
                 documental  da  Administração  Municipal,  foram  instituídos  por  meio  do  decreto  nº
                 2669/2007  o  plano  de  classificação  funcional  e  as  Tabelas  de  Temporalidade  de
                 documentos.  Esse  instrumento  arquivístico  indica  as  séries  documentais  produzidas
                 em cada unidade municipal, os prazos de vigência, de prescrição e de precaução para
                 os  documentos  públicos  municipais,  em  função  de  valores  legais,  fiscais,
                 administrativos,  técnicos,  operacionais,  históricos  ou  culturais,  estabelece  a  sua
                 destinação final (eliminação ou guarda permanente), define prazos para a eliminação,
                 transferência e recolhimento dos documentos públicos municipais.
                            “O  desenvolvimento  deste  trabalho  resulta  não  só  em  melhorias
                 administrativas,  constituindo  uma  política  pública  indispensável  para  implantar  e
                 integrar  entre  si  a  modernização  administrativa,  a  transparência  das  ações
                 governamentais e o respeito aos direitos dos cidadãos, especialmente daqueles que se
                 encontram em situação de risco e vulnerabilidade social” (DAISE, 2007).
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